Nossa História

Em 1182/1183, nascia em Assis, Francisco, cuja vida tornou-se conhecida e admirada no mundo inteiro. Como seu pai era comerciante, Francisco assumiu esta realidade durante boa parte de sua vida. Ele era um jovem muito alegre e gostava de festas e de encontros.

Dois grandes encontros marcaram sua vida: o encontro com o leproso e o encontro com Jesus Crucificado, na Igreja de São Damião. Depois desses encontros sua vida foi mudando, tornou-se o irmão universal, que chamava todas as criaturas de suas irmãs.

Mais tarde o amor aos pobres e a simplicidade de vida de Francisco, despertaram no coração da jovem holandesa, Catarina Daemen, o desejo de viver conforme São Francisco. Assumindo esta opção fundou uma congregação de irmãs e passou a chamar-se Madre Madalena Daemen. Seu projeto de vida tinha um lema forte – “Deus Cuida”.

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã foi fundada em 10 de maio de 1835, na Holanda e segue a espiritualidade de São Francisco e Madre Madalena.

No Brasil, as irmãs são presença desde 1872. Vieram da Alemanha e estabeleceram-se em São Leopoldo, onde fundaram o Colégio São José. De São Leopoldo foram para várias cidades do Rio Grande do Sul.

Em Canoas, no Bairro Rio Branco, as irmãs são presença desde 1957, no Colégio da Imaculada. Hoje também a Comunidade do Noviciado e do Juvenato.