Níveis de Ensino

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Proposta Pedagógica da Educação Infantil busca proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físicos, cognitivos, afetivos, éticos, estéticos, espirituais, de relação interpessoal e de inserção social, que implicam na possibilidade de aprender a conviver com as diferenças e perceber-se como participante da família, da comunidade e da sociedade, bem como oferecer oportunidades para a construção da autonomia, do senso crítico e da criatividade, num contexto lúdico e prazeroso, de acordo com as características próprias da faixa etária.

Na Educação Infantil, a metodologia propicia o desenvolvimento como pessoa autônoma, crítica e fraterna, potencializando a construção do conhecimento, por meio do experienciar, do desafiar, do fantasiar e do concretizar, ampliando as relações com o brincar, a interação e as vivências do cotidiano, por meio dos Campos de Experiências.

ENSINO FUNDAMENTAL

A Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental tem como objetivos desenvolver a leitura e a escrita, a capacidade de análise e de síntese, o pensamento lógico, a interpretação e a resolução de problemas. Visa também, proporcionar condições para a compreensão das ciências humanas, naturais, sociais e tecnológicas, e suas diferentes manifestações na arte, na economia e na política. Acredita-se que assim contribua para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade fraterna e solidária, fundamentada em atitudes e valores

éticos.

No Ensino Fundamental, a metodologia busca desenvolver a autonomia, a cooperação, a responsabilidade e a criatividade, sustentando-se em uma dimensão interdisciplinar, reflexiva e crítica, por meio de análise das informações a partir de critérios éticos e científicos, do desenvolvimento da argumentação e do estabelecimento de relações entre fatos e informações, da habilidade de lidar com a diversidade

e com as situações de conflito, buscando o crescimento pessoal e coletivo.

ENSINO MÉDIO

A Proposta Pedagógica do Ensino Médio, busca oportunizar ao aluno, como pessoa humana, o aprimoramento da dimensão ética, o

desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da autonomia intelectual, tornando-o protagonista do seu Projeto de Vida, considerando as novas demandas e complexidades da vida em sociedade e  do mundo do trabalho, bem como aprofundar os conhecimentos construídos no Ensino Fundamental, ressignificando relações entre teoria e prática, que possibilitem aperfeiçoamentos em vista das escolhas pessoais e profissionais. Desta forma, propicia a formação básica para o trabalho e a inserção social transformadora, por meio de situações que evidenciem a necessidade de continuar aprendendo e de ser capaz de interagir no meio social, com flexibilidade e responsabilidade, aplicando assim os fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos relacionando a teoria com a prática para que, por meio da investigação científica, dos processos criativos, da mediação e intervenção sociocultural e do empreendedorismo, propiciem ações sustentáveis em vista da preservação dos ecossistemas.

No Ensino Médio, a metodologia busca a construção de uma formação integral, desenvolvendo um currículo que contemple a difusão de

valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; a consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; a orientação para o trabalho, a interação com as linguagens midiáticas e as tecnologias, bem como a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.